quinta | winery

"Do alto da casa senhorial, em pedra, deslumbra-se toda a paisagem ao seu redor :o espigueiro, a emblemática Capela de S. João Batista e, mais adiante, o caminho das Gloriosas que nos conduz a uma grande poça, onde repousam nenúfares em­balados pelo som melancólico da água cristalina da nascente que serve de regadio ao extenso vinhedo da famosa casta branca – o Alvarinho... "


A Quinta de Santiago, construída em 1899, pertenceu aos ascendentes de Maria de Lima Esteves Santiago e mantém-se até hoje na posse dos seus descendentes. Situada em Monção Vila Raiana Portuguesa, na Sub-Região de Monção e Melgaço, a Quinta tem 9 hectares dos quais 6 plantados com vinha com idade entre 3 a 9 anos, exclusivamente em solos franco argilosos.

Durante cerca de 100 anos a Quinta de Santiago teve como principal actividade a produção de vinhos, azeite, tremoço,cereais, fruta etc. para auto consumo.

Em 2009, pela mão do neto e bisnetos do inicial proprietário e com a tradição secular de produção de vinhos a familia decidiu dedicar a sua vida à actividade de produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com marca própria.

Foi nesse mesmo ano, que se iniciou uma profunda reestruturação das vinhas, tendo como objectivos primordiais a produção da monocasta Alvarinho e a utilização de sistemas de plantação e condução que permitissem um melhor desenvolvimento vegetativo.

As novas vinhas foram plantadas em áreas claramente definidas, rompendo com a tradição de misturar diferentes castas na mesma parcela.
Com a homogeneização dos tempos de tratamento, maturação e apanha, a melhoria da eficácia dos processos é evidente, traduzindo-se numa produção de qualidade muito mais constante e controlável, e economicamente mais eficaz.

A antiga Adega situada por baixo da casa serve hoje de cenário a almoços gastronómicos e degustações pelos visitantes.

A nova adega cuja construção se inicia já em 2013, e com conclusão no fim de 2014, alia a mais avançada tecnologia com uma arquitectura de grande qualidade, o que a torna num dos lugares a visitar.

A beleza desta centenária quinta, situada em terras minhotas, e a qualidade do vinho Alvarinho produzido por esta família vinhateira é um convite à sua visita!

  Quinta de Santiago was built in 1899;   Situated in Monção a Portuguese village in Sub-Region of Monção and Melgaço;    Has 9 hectares of which 6 are planted with vineyards;    The soil is clayey exclusively franc;    Has a predominant exposure south east and is situated on a gentle slope (2-5%);    For about 100 years Quinta Santiago had as main activity the production of wine, olive oil, lupine, cereals, fruit etc.. for self consumption;    In 2009, by the hand of his grandson and great-grandchildren of the original owner and the centuries-old tradition of wine production in the Santiago family embraced the project of wines associating the tradition of the older generation to modernity and innovation of the younger generation.